(11) 4249-2545 (11) 97023-3830

Quem Usa Drogas Pode Ter Filhos?


Quem Usa Drogas Pode Ter Filhos?

Quem usa drogas pode ter filhos? Essa é a dúvida de muitos (as) usuários (as) de drogas que tem o sonho de ser pai ou mãe. Se esse é o seu caso e você está com medo da infertilidade, neste artigo você vai receber algumas informações dessa relação drogas x fertilidade. Mas se você não é usuário, mas tem um familiar dependente químico, é muito importante você saber os riscos dessa relação para alertar e informar quem você ama.

Os motivos que levam uma pessoa a fazer uso de drogas são muitos e complexos. As drogas podem ser o escape de um problema que aparentemente não tem solução. Podem ser o divertimento para uma vida que já não tem sentido. As razões para o uso de drogas podem até ser justificáveis na visão do dependente químico. Mas independente disso, as drogas tem os seus riscos e é preciso estar ciente deles.

Drogas x fertilidade

Se você está atemorizado com essa dúvida “Quem usa drogas pode ter filhos?”, então chegou a hora de você saber mais sobre esse assunto. Mas antes, você precisa saber qual a relação entre as drogas e a fertilidade. Há muitas pessoas que desconhecem essa relação e por isso não tomam os cuidados necessários. As drogas podem causar um efeito maravilhoso em suas sensações. No entanto, elas apresentam riscos que você nem percebe.

As drogas são substâncias psicoativas que afetam todo o organismo do indivíduo. Afetam o seu comportamento, sistema nervoso, emoções, sistema cardiovascular... e também suas glândulas! Por afetar as glândulas, a fertilidade é atingida em cheio. Isso porque, as drogas afetam uma glândula chamada hipófise, que é a glândula mestra de todo o organismo humano. É através da hipófise que os hormônios sexuais são produzidos, o que interfere nas chances de fertilidade.

Drogas que causam infertilidade

Para saber se quem usa drogas pode ter filhos ou não, é preciso saber quais os tipos de drogas que causam infertilidade. Sabe-se que essas substâncias afetam vários parâmetros do sistema humano. No sistema reprodutivo não seria diferente. Para quem tem o sonho da maternidade ou paternidade é preciso se atentar aos tipos de drogas que se está consumindo e a quantidade também. A frequência e quantidade do uso também vão influenciar.

Dentre as principais drogas que causam infertilidade, as principais são maconha, cocaína e heroína. Essas drogas são as mais letais devido ao seu alto poder de dependência. Ao chegar no cérebro humano, rapidamente elas afetam a glândula hipófise que, em poucos minutos, vão destruindo o potencial de produção dos hormônios sexuais. Logo, os espermatozoides e testosterona diminuem drasticamente podendo ser extintos permanentemente.  

Todas as drogas podem causar infertilidade?

A pergunta “quem usa drogas pode ter filhos” pode ser respondida com um “sim” ou “não”. Isso vai depender do tipo de droga que se utiliza, quantidade, frequência e o tempo de utilização. Como já se sabe, a cocaína, maconha e heroína são as mais letais. Entretanto, outras drogas como LCD, crack, ecstasy também podem afetar o sistema reprodutivo dependendo da quantidade que se utiliza.

Não é possível afirmar a quantidade de drogas que levam à infertilidade, pois isso vai depender de cada organismo. Tem pessoas que caem na dependência química muito mais rápido que outras. Mas, como diz o ditado: tudo em demasia estraga. Por isso, se você está há bastante tempo consumindo drogas, é bom avaliar como está sua saúde. O álcool também é classificado como uma droga, mas estudos não apontam um limite específico para levar à infertilidade, pois isso vai variar de indivíduo para indivíduo.

Como prevenir a infertilidade devido o uso de drogas?

A pergunta quem usa drogas pode ter filhos apresenta respostas variadas de acordo com vários fatores. Mas, se você deseja ter filhos e faz uso de drogas, o melhor é prevenir do que remediar. Por isso, faça um check-up de sua saúde. Após verificar que você tem chances para a maternidade ou paternidade, procure um tratamento para reduzir o uso de drogas até eliminá-las.

Você precisa ter em mente que o vício não pode ser maior do que o seu sonho. Por mais doloroso que seja, as drogas não são compatíveis com o desejo de ser mãe ou pai. Isso porque, as drogas afetam a produção de espermatozoides no homens e nas mulheres afetam a gestação. Logo, procure ajuda médica e realize o seu sonho de ter um filho.

Precisa de ajuda?