(11) 4266-0513 (11) 3042-4005

Como tratar o usuário de drogas?


Como tratar o usuário de drogas?

Quando reconhecemos que um familiar ou amigo é usuário de drogas então, esse acaba se tornando meio complicado, isso porque a maioria dessas pessoas que está na dependência não reconhece que há um problema e acabam então lutando contra as pessoas que tentam ajudar.

Essas pessoas que são dependentes vivem a dualidade de não querer mais usar drogas e, então ao mesmo tempo, não conseguem viver sem ela. Além disso, familiares acabam sofrendo muito tentando estabelecer estratégias de como ajudar essa pessoa e principalmente de como tratá-la.

Sendo assim, nesse post você conseguirá ter algumas dicas de como lidar com uma pessoa que está sofrendo e se tornou um é usuário de drogas, além do mais, será possível entender como dar suporte e tratamento ao dependente químico que não sabe como sair dessa! Leia mais abaixo. 

 

Como tratar um usuário de drogas?

 

Para saber como tratar um usuário de drogas lembre-se que continua sendo aquela pessoa próxima, e entenda ainda, que apesar desse momento de dependência, essa pessoa ainda possui momentos de lucidez. 

Desta forma, é importante entender como ajudar essa pessoa a reconhecer que precisará ser ajudada para deixar essa dependência de lado, confira algumas maneiras de como tratar e conversar com essa pessoa:

 

Comece conversando em um local calmo

 

Apesar de tratarmos a pessoa que está na dependência bem, devemos entender que ela não pode ficar nessa situação, sendo assim, o primeiro passo para ajudar o adicto é estabelecendo uma relação de confiança, proximidade e segurança.

Desta forma, sendo familiar próximo já há uma segurança do usuário na pessoa, sendo assim, procure um momento para conversar a sós com essa pessoa, oferecendo então todo o apoio que a mesma precisa.

Entenda que não deve se colocar como cúmplice da pessoa, jamais demonstre conivência com os atos e escolhas que essa pessoa fez, sendo assim, ofereça então um diálogo aberto e muito franco, faça isso com o objetivo de fazer essa pessoa entender os impactos da dependência.

Entenda que para falar com um usuário de drogas convicto que está bem, então você precisará se preparar, desta forma, reúna todas as informações sobre o vício em questão, e procure expor suas ideias, tente conscientizar a pessoa dos perigos que ela corre. 

 

Crie estratégias de como ajudar um usuário de drogas

 

Sabidamente em qualquer tipo de relação, as acusações não são o melhor caminho para buscar soluções para conflitos, sendo assim, saiba que o usuário de drogas, precisa confiar que você está se disponibilizando a ajudá-lo, sendo assim, acusar não ajudará. 

Diversas famílias quando descobrem que seu familiar é usuário, acaba tendo como primeiro impulso o de querer assumir o controle, então impõe castigos e acabam fazendo comparações. 

Jamais tenha esse tipo de reação, justamente porque a pessoa acabará se afastando, e isso será capaz de contribuir para afundá-la ainda mais nesses vícios. Pressionar a pessoa não é o melhor caminho, é preciso estabelecer um vínculo para que o mesmo saiba que pode contar com a família.

 

Sempre estabeleça limites

 

É preciso entender que quando consome substâncias químicas, a pessoa acaba perdendo alguns parâmetros de convívio tanto familiar quanto social, o uso de drogas gera problemas de saúde e também nos relacionamentos interpessoais, jurídicos e até escolares.

Essa situação fica muito complicada, então fica bem difícil de estabelecer uma maneira de ajudar a pessoa que usa drogas e não entende que precisa ser auxiliado, sendo assim, estabeleça limites do que pode ou não ser feito, principalmente quando a pessoa estiver sob efeito de drogas.

Não cubra as despesas do usuário, tudo para que ele tenha que encarar os impactos de seus atos e vícios, se afaste e deixe que o mesmo perceba que todas as ações possuem consequências. 

 

Procure ajuda médica

 

Aqui quando um familiar ou amigo acaba buscando por soluções para ajudar o usuário de drogas, então o passo mais importante é o de encontrar um profissional bem preparado, o mesmo deverá oferecer conselhos e ainda determinar o tratamento para esse tipo de vício.

Essa pessoa especialista deverá então propor o uso de medicações e encaminhá-la diretamente para uma clínica de reabilitação, desta forma, é preciso conhecer a clínica e então saber qual é a metodologia usada na reabilitação dos dependentes.

Precisa de ajuda?