(11) 4266-0513 (11) 3042-4005

Quais são as drogas mais usadas pelos brasileiros?


Quais são as drogas mais usadas pelos brasileiros?

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, traçou um panorama geral sobre quais são as drogas mais usadas pelos brasileiros. Esse retrato da nossa sociedade mapeou todas as regiões e mais de 300 municípios, sendo o maior levantamento já realizado com tal propósito.

Para tanto, foram entrevistados 17 mil indivíduos, todos de 12 a 65 anos de idade. Os dados revelados foram polêmicos, inclusive por conta de um impedimento do Governo Federal de divulgar os resultados, mesmo se tratando de somente um dos inúmeros estudos que tradicionalmente são publicados pela Fundação e patrocinados com o dinheiro público.

Dentre as razões que levaram a essa divergência esteve a revelação de que o percentual de usuários de drogas ilícitas no país é menor do que se imagina, especialmente no que diz respeito ao crack.

Ao contrário do que o senso comum e o próprio Governo afirmava, não há uma epidemia de viciados na substância. Por consequências, medidas tomadas quanto à saúde e segurança pública baseadas em alarmismos precisam ser revistas para se tornarem mais efetivas.

De qualquer maneira, a controvérsia não tira a importância da questão e nem reduz a necessidade de levarmos ela a sério. Afinal de contas, vivemos em um país com proporções continentais onde mesmo percentuais pequenos representam milhares ou até mesmo milhões de brasileiros.

Continue acompanhando e conheça mais sobre as principais drogas que são utilizadas no Brasil.

 

1º lugar: Álcool

 

A pesquisa indicou que 46 milhões de brasileiros de 12 a 65 anos ingeriram ao menos uma dose de álcool nos últimos 30 dias a contar do momento da entrevista. Destes, quase 2 milhões e meio apresentaram indícios ou comportamentos de dependência do álcool.

Apesar de ser uma droga legalizada e socialmente aceita, sabemos que os efeitos da substância podem ser gravíssimos. E eles impactam não somente a saúde da pessoa que consome bebidas alcoólicas exageradamente, mas também os demais a sua volta.

Diariamente são registrados casos de violência doméstica onde há o uso abusivo de álcool. As mortes no trânsito também são altíssimas devido à embriaguez ao volante.

 

2º lugar: Maconha

 

Ainda segundo o levantamento da Fiocruz, praticamente 5 milhões de brasileiros afirmaram que fizeram uso de alguma droga ilegal nos 12 meses anteriores à entrevista. O mais alarmante foi a grande quantidade de jovens entre as estatísticas, em especial os dos 18 aos 24 anos de idade.

A maconha é a droga ilícita mais usada. A pesquisa revelou que quase 8% dos entrevistados usaram a substância ao menos em uma situação ao longo da vida.

Ainda que se trate de uma droga mais leve e sem um nível de dependência elevado, é fundamental a conscientização dos jovens sobre os perigos da cannabis. Ela tem os mesmos efeitos maléficos do cigarro convencional quando utilizada por inalação de fumaça.

 

3º lugar: Cocaína

 

Para fechar o trio das drogas mais usadas pelos brasileiros, vem a cocaína. Esse perigoso estimulante é a opção de mais de 3% das pessoas que buscam por efeitos psicoativos.

Além de ser altamente viciante, o pó contém substâncias químicas utilizadas no seu processamento que são maléficas para o organismo. Para obter mais lucro, os laboratórios clandestinos incluem gesso, talco e até mesmo pó de vidro na mistura, deteriorando as vias aéreas e o sistema nervoso central dos usuários.

É de extrema relevância tomar cuidado e não entrar em contato com o mundo das drogas. A dependência é uma consequência dificílima de se combater.

Precisa de ajuda?