(11) 4249-2545 (11) 97023-3830

Quais são as doenças causadas pelo álcool?


Quais são as doenças causadas pelo álcool?

A maior parte das pessoas entende que o uso excessivo de bebidas alcóolicas é prejudicial para a saúde. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre quais são as doenças causadas pelo álcool. Neste artigo vamos abordar alguns dos impactos da substância no organismo.

Antes de mais nada, precisamos diferenciar quais são os efeitos imediatos, pois eles diferem dos resultados a médio e a longo prazo. Sintomas como a perda da coordenação motora, dificuldades de localização espaço-temporal, comprometimento dos reflexos e as náuseas tendem a desaparecer em algumas horas.

Contudo, as lesões no organismo são piores com a ingestão frequente ou contínua de bebidas alcoólicas. Elas podem inclusive vir a desenvolver doenças crônicas.

A OMS, Organização Mundial da Saúde, atribui o abuso do álcool a pelo menos 5% das doenças que afetam o nosso corpo. Pode até parecer um número baixo, mas aproximadamente 3 milhões de pessoas vêm a óbito por causa desse índice todos os anos.

A seguir, vamos conhecer algumas dessas doenças. Fique de olho e informe-se sobre quais são as doenças causadas pelo álcool.

 

1. Cirrose alcoólica

 

A cirrose é uma das mais conhecidas enfermidades ocasionadas pelo uso abusivo de bebidas com álcool. Ela se caracteriza pela sobrecarga no fígado, que deixa de funcionar adequadamente.

A doença pode levar meses ou até mesmo alguns anos para se desenvolver. Contudo, a gravidade é elevada e faz com que a pessoa se sinta fatigada, fraca, tenha inchaços, desenvolva icterícia (o popular “amarelão”) e tenha dificuldades de cicatrização.

 

2. Hepatite alcoólica

 

Muitos especialistas definem a hepatite alcoólica como um estágio precursor da cirrose. Ela também é uma doença que afeta e degenera o fígado, com uma taxa de mortalidade que varia de 13,5% a 55% dependendo do estágio da doença.

Qualquer alcoólatra pode vir a desenvolver o problema. Todavia, as mulheres estão biologicamente mais propensas a ele.

 

3. Gastrite

 

A gastrite ocorre em decorrência da sobrecarga no estômago. Ela gera inflamações que dificultam a alimentação e tendem a ser bastante doloridas.

Mesmo em pequenas quantias, a ingestão de bebidas alcoólicas prejudica o pH e a mucosa estomacal. O órgão fica mais ácido e o indivíduo afetado sente náuseas, tem inchaços, vômitos e diarreias.

 

4. Problemas cardíacos e circulatórios

 

Dentre as doenças causadas pelo álcool, os problemas circulatórios e cardíacos são muito comuns. Isso acontece porque a bebida afeta diretamente as funções do cérebro e do coração, interferindo na pressão arterial e no ritmo natural do fluxo de sangue no organismo.

Esse tipo de problema não é uma enfermidade propriamente dita, mas sim o estopim para doenças como:

  • AVC – Acidente Vascular Cerebral
  • AVE – Acidente Vascular Encefálico
  • Hipertensão arterial
  • Infarto
  • Derrame isquêmico
  • Derrame hemorrágico
  • Aneurisma
  • Entre outras

 

5. Demência

 

O alcoolista também pode enfrentar problemas de demência, com impacto na capacidade de aprendizagem e lesões cerebrais que levam a distúrbios como a Síndrome de Wernicke-Korsakoff e a Síndrome de Korsakoff.

Por essas e outras razões, ao identificar a dependência alcóolica, é fundamental buscar por ajuda especializada. As clínicas de recuperação são um dos caminhos mais seguros e efetivos nesse sentido, devido à abordagem multidisciplinar de suas equipes.

Precisa de ajuda?