(11) 4266-0513 (11) 3042-4005

Ajuda para parar de beber


Ajuda para parar de beber

O número de mortes por conta do alcoolismo segue crescendo, sendo um vício muito complicado para curar, mas superar ele, é possível. O consumo de bebidas alcoólicas já foi capaz de matar mais de 3,3 milhões de pessoas em apenas um ano. O alcoolismo mata mais que a obesidade, HIV, tuberculose e atos de violência.

Mesmo com números muito altos, a estimativa é que 38% da população mundial continua bebendo bebidas alcoólicas praticamente todos os dias. O alcoolismo é a dependência do álcool, por isso, as pessoas que tem essa compulsão acabam tendo muita dificuldade em abandonar o vício.

A Organização Mundial da Saúde considera como uma doença psiquiátrica, mas que conta com consequências que podem ser sentir no corpo e na mente, de maneira bem séria. O alcoólatra vai sofrer pela sua dependência, mas também com os problemas de saúde decorrentes do abuso. Assim, como parar de beber e procurar ajuda para isso?

Alcoolismo e seus sintomas

O alcoolismo pode causar diversos sintomas diferentes, de acordo com o grau de dependência e o nível de intoxicação. A pessoa embriagada costuma ter as suas emoções afloradas, assim como as sensações físicas. É um momento que prova muito prazer, mas também pode ser desesperador ao mesmo tempo.

A pessoa que está embriagada pode sofrer com:

- agitação e euforia;

- fala arrastada;

- dificuldades com a coordenação motora;

- dificuldade para respirar;

- percepção alterada;

- dor de cabeça;

- náuseas e vômitos;

- diarreia;

- impulsividade;

- rubor facial.

Procurando por ajuda

O alcoolismo não tem cura e isso pode ser bem complicado de se aceitar sozinho. Porém, o seu tratamento vai ser trabalhado para conseguir diminuir os sintomas e o controle emocional que a bebida tem, sendo enxergado como um processo de cura.

É importante saber que não é nada fácil, pois os alcoólatras precisarão se controlar pelo resto da sua vida. A qualquer momento podem colocar em risco os seus esforços de uma vida inteira. Por isso, é muito importante procurar por um tratamento que seja adequado nesse sentido.

Há muitos grupos de terapia que podem ser importantes, assim como terapia individual. Em alguns casos, a pessoa precisa usar medicamentos ou também procurar por ajuda em uma clínica de recuperação. Além disso, é necessário entender que o alcoólatra recebe todo o apoio dos seus amigos e família para dar esse passo.

Ter uma recaída não vai ser o final da sua luta contra o alcoolismo, mas pode ser um passo para trás na evolução do tratamento. Parar de beber é algo muito sério e precisa ser encarado como tal.

Durante o período de abstinência, a pessoa pode passar por taquicardia, hipertensão, vômitos, suor, irritabilidade, tremores, entre outros. Essa é uma fase muito complicada, mas dura pouco tempo, o que importa é resistir.

Procurar ajuda para parar de beber é fundamental, por isso, existem diversos locais que estão de braços abertos para fazer o acolhimento. As clínicas de recuperação oferecem um tratamento respeitoso e com um espaço acolhedor.

Precisa de ajuda?