(11) 4266-0513 (11) 3042-4005

Causas do consumo de droga na adolescência


Causas do consumo de droga na adolescência

A fase de transição da infância para a vida adulta é permeada por incertezas e pela definição da própria identidade. Esse é um momento que infelizmente leva muitas pessoas a experimentarem substâncias psicoativas pela primeira vez. Nesse sentido, é importante analisar as causas do consumo de drogas na adolescência para tentar evitar que isso aconteça.

Muitos pensam que jovens que usam drogas e álcool são maus filhos. Contudo, essa é ideia é bastante equivocada. Mesmo aqueles que apresentam um bom desempenho na escola e que são respeitosos com seus pais podem ceder à tentação e à curiosidade.

Alguns, inclusive, conseguem camuflar o uso eventual de drogas por um determinado tempo. Mais cedo ou mais tarde, no entanto, esse consumo esporádico pode se transformar em uma dependência crônica.

Por essas e outras razões, fique sempre de olho e atento para compreender o comportamento dos jovens e identificar as causas do consumo de droga na adolescência. A seguir estarão alguns desses motivos.

 

1. CURIOSIDADE

 

A adolescência é uma etapa da vida marcada pela curiosidade e pela experimentação. Aliás, muitos mantêm o espirito aventureiro por novas vivências ao longo de toda a sua trajetória.

Os adolescentes podem vir a fazer uso de álcool e outras drogas simplesmente pela vontade de saber qual é a sensação provocada no organismo. Mesmo sabendo dos malefícios dessas substâncias para o seu desenvolvimento, eles têm a tendência de se colocar na posição de invencíveis e donos do próprio destino, achando que nada de ruim vá acontecer.

 

2. TÉDIO

 

Sentir-se entediando é algo frequentemente relatado pelos jovens. A falta de interesses mais profundos, pode influenciar o uso de drogas como um passatempo.

Dentre as causas do consumo de droga na adolescência, essa é uma das menos complexas de ser combatida. É possível tentar ofertar mais atividades extracurriculares e delegar responsabilidades que diminuam o tempo ocioso.

 

3. ESTRESSE

 

Não é só o tédio que afeta o quotidiano dos jovens, mas também o excesso de responsabilidades. Perceba a importância de manter uma rotina equilibrada na adolescência, pois o estresse causado pelas pressões na escola, na família e nas atividades extracurriculares pode levar à falta de habilidade para lidar com tanta coisa.

A droga tende a ser vista como uma válvula de escape. O uso da maconha, a título de exemplo, é relaxante e visto erroneamente como algo inofensivo por muitas pessoas.

 

4. PERDA DE PESO

 

Vivemos em uma sociedade que exalta exageradamente a aparência física, relacionando os padrões de beleza com o sucesso pessoal. Adolescentes estão mais vulneráveis a esse tipo de ideia, especialmente por já terem nascido em um mundo capitalista baseado no ter e também na exposição nas redes sociais.

Como muitas drogas tiram o apetite, elas podem ser incluídas no dia a dia como uma estratégia de perda de peso. Por isso, fique de olho em jovens que lutam contra transtornos alimentares.

 

5. ACEITAÇÃO DO GRUPO

 

Meninos e meninas jovens são naturalmente tímidos e tendem a apresentar dificuldades para fazer novas amizades. Ao mesmo tempo, são influenciáveis e amizades duvidosas podem abrir as portas para o uso indiscriminado de entorpecentes. Assim, consideram mais simples de serem aceitos em um grupo, ainda mais se já tiverem passado por bullying.

Permaneça vigilante diante dos sinais. Além disso, procure dialogar ao invés de meramente repreender o uso de drogas. É fundamental despertar a consciências dos males que elas ocasionam.

Precisa de ajuda?